Entulhos são os resíduos formados por um conjunto de fragmentos ou restos de materiais, tais como: tijolo, concreto, argamassa, gesso, aço, madeira, dentre outros. Tecnicamente, são todos os substratos provenientes da construção civil ou de demolições.
Dado a definição, surgem alguns questionamentos: “Como realizar o descarte correto?” “Quem é o responsável pelo entulho gerado?” e “O que acontece no caso de destinação incorreta?”. Nesta postagem, você vai descobrir a resposta para as indagações acima e saber como a Braslimp pode te ajudar nessa demanda.
Primeiramente, é preciso saber que os procedimentos necessários para gestão de resíduos da construção civil foram estabelecidos pela Resolução CONAMA n.º 307/2002.
De acordo com a resolução acima existem quatro diferentes classes possíveis de classificação do entulho. São elas:
§ Classe A: resíduos recicláveis e passíveis de reutilização tais como: tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto;
§ Classe B: resíduos recicláveis formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral, incluindo gesso;
§ Classe C: resíduos que não são passíveis de reciclagem ou recuperação por não possuir tecnologia desenvolvida para isso;
§ Classe D: resíduos perigosos, tais como: tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.
Atualmente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que as empresas passam a ser responsáveis pela destinação final do entulho, contratando empresas credenciadas para realizar a coleta e destinação final de entulho da construção civil.
Mas afinal, o que acontece no caso de descarte irregular? Dependendo da legislação de cada município, podem ser aplicadas sanções que variam entre multas, embargos ou suspensão.
Perceba que o descarte incorreto de entulho além de gerar um grande problema ambiental, pode ensejar um desperdício de tempo e dinheiro. Com o apoio da Braslimp você conta com profissionais experientes, altamente qualificados e conhecedores da legislação atinente a todos os municípios do Nordeste.
Com a Braslimp, além de preservar o meio ambiente, você fica tranquilo e em conformidade com a legislação ambiental.