Sem dúvida alguma, o vazamento de óleo que atingiu o litoral nordestino foi um dos maiores desastres ambientais acontecidos em todos os tempos. Ao todo, 68% dos municípios do nordeste com praias foram contaminados.
Até agora, não se sabe a origem do material, assim como também não se sabe com precisão quando o vazamento iniciou. Contudo, desde o dia 2 de setembro, centenas de voluntários juntos com diversas ONGs e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) tomaram uma série de ações com o apoio dos órgãos estaduais, municipais e empresas.
A Braslimp disponibilizou toda a sua experiência, capacidade técnica de maquinários e pessoal para ajudar na retirada da enorme quantidade de fragmentos que se espalharam em algumas praias do litoral cearense. Afinal, nossa preocupação com as praias é algo que não vem de agora.
A Braslimp, em parceria com a Prefeitura de Aracati, participou do mutirão da limpeza de praia, como forma de diminuir os impactos ambientais. O óleo, junto a outros resíduos industriais retirados do mar, está servindo como combustível para fornos de fábrica de cimento, o que ressalta nossa gestão eficiente no tratamento de resíduos e preocupação com a natureza.