O Tratamento de Efluentes é um serviço recomendado para restauração de corpos hídricos uma vez contaminados. Essas contaminações podem ocorrer de várias formas, dentre elas, resíduos de processos produtivos por indústrias. O tratamento de efluentes industriais é indicado segundo a carga poluidora e a presença de contaminantes. Para isso, é necessária a coleta de amostras para análises e identificação das toxinas.
Os processos de tratamento são classificados em:
Processos físicos
Através de separações físicas, os resíduos sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes são removidos. O processo pode ocorrer na forma de:
- Gradeamento;
- Peneiramento;
- Caixas separadoras de óleos e gorduras;
- Sedimentação e flotação.
A remoção da matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal também fazem parte dos processos físicos. Por consequência, ocorre a redução ou mesmo eliminação da presença de microrganismos por meio de filtração em areia ou em membranas (microfiltração e ultrafiltração).
A desinfecção, tais como a radiação ultravioleta, também é uma das finalidades dos processos físicos de tratamentos de efluentes.
Processos químicos
Nesse processo, o tratamento de efluentes é realizado através do uso de produtos químicos como:
- Agentes de coagulação;
- Floculação;
- Neutralização de pH;
- Oxidação;
Seus principais processos químicos de tratamento de efluentes são:
- Clarificação química (remove matéria orgânica coloidal, incluindo coliformes);
- Eletrocoagulação (remove matéria orgânica, incluindo compostos coloidais, corantes e óleos/ gorduras);
- Precipitação de fosfatos e outros sais (remoção de nutrientes), pela adição de coagulantes químicos compostos de ferro e ou alumínio;
- Cloração para desinfecção;
- Oxidação por ozônio, para a desinfecção;
- Redução do cromo hexavalente;
- Oxidação de cianetos;
- Precipitação de metais tóxicos;
- Troca iônica.
Processos biológicos
O tratamento biológico de efluentes industriais é fundamental para a remoção da matéria orgânica dissolvida e em suspensão, transformando-a em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. É um processo de aceleração dos fenômenos que ocorrem na natureza.
Os principais processos biológicos de tratamento de efluentes são:
- Processos aeróbios, que são representados por lodos ativados e suas variantes, tais como, aeração prolongada, lodos ativados convencionais, lagoas aeradas facultativas e aeradas aeróbias;
- Processos facultativos, que são realizados pela utilização de biofilmes (filtros biológicos, biodiscos e biocontactores) e por algumas lagoas (fotossintéticas e aeradas facultativas). Os biocontactores apresentam também processos biológicos aeróbios;
- Os processos anaeróbios ocorrem em lagoas anaeróbias e biodigestores.
Quer saber mais? Deixe suas dúvidas nos comentários.